top of page

POSTS RECENTES: 

Depressão, como identificar e tratar?

  • alexandra machado
  • 26 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Antes de saber como tratar a depressão é necessário identificá-la, pois muitas vezes escuto no consultório ou até mesmo de amigos, falando que está depressivo enquanto o que querem dizer é que estão muito tristes. Existe uma diferença enorme entre estar triste e estar em um quadro de depressão.

possuímos. A depressão é um estado em que a pessoa se encontra, na qual são alteradas substancias químicas no nosso cérebro produzindo muitas vezes sensações físicas como fadiga, insônia, dormir muito no período diurno como uma fuga do que anda sentindo, falta de apetite, mudança no peso, falta de iniciativa para realizar qualquer atividade, fraqueza, problemas gastrointestinais, dores pelo corpo, tensão, irritabilidade com uma certa frequência, imunidade baixa, entre outras características. Procurar um psicólogo pode te ajudar a identificar esse quadro depressivo, podendo o psicólogo te encaminhar para uma avaliação com um psiquiatra dependendo do estado do quadro de depressão ou apenas iniciar uma terapia. No entanto, é necessário uma rede de ajuda entre o psiquiatra e o psicólogo, pois apenas tratar a depressão só com a medicação não surte efeito, mesmo sendo ela uma modificação orgânica. Pois ela advém do que chamamos em psicologia de somatização. A somatização nada mais é do que o acumulo de sintomas emocionais, como medo, insegurança, frustração, tristeza por algum evento que a desencadeou, no qual o indivíduo com depressão descarrega no corpo. Então, falar do que está passando na vida, ou do que passou, isto é, falar das suas emoções e sentimentos, vai fazer com que você tenha consciência de tudo que está sentindo, te dando novas possibilidade de encarar ou enxergar de outro angulo a sua vida. Porém não basta falar apenas com amigos, pois o psicólogo está apto a ter uma escuta diferenciada, de imparcialidade e não julgamento, alem de não escutar apenas o que você diz, ele vai além, pois nossa mente é feita de consciente e inconsciente, e de defesas que nós mesmos não temos ideia de que possuímos.

Espero ter ajudado. Qualquer duvida pode entrar em contato através do meu e-mail ou se quiser marcar uma avaliação, através dos telefones que estão na parte de contatos aqui no blog.



 
 
 

Comentários


© 2023 por Armário Confidencial. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page